Grupo Contato

Dança e Expressão Corporal from reinaldogarciadesouza on Vimeo.

Na manhã de ontem, dia 22 de Outubro de  2010, o metrô vazio me levava para o ensaio, sempre aberto, do Grupo Contato.

O grupo de dança faz parte do projeto cidadãos cantantes, que além de participar da luta antimanicomial está a mais de 10 anos batalhando pela manutenção da saúde mental e a ocupação de toda a população para com a cidade. O ensaio acontece todas as sextas-feiras das 10h às 13h, na Sala Vitrine da Galeria Olido e engana-se quem pensa que irá lá só para assistir, na dúvida leve sua roupa folgada e junte-se a eles na dança.

E foi exatamente isso que me aconteceu. Ao chegar à Galeria Olido o coração já bati forte e a saudade de tantas pessoas queridas que à muito não via, vieram a tona. Abro a porta de vidro e o abraço caloroso de todos os integrantes do grupo me acolhe. Conversa vai conversa vem, fomos para a dança. Através da dança e da expressão corporal e utilizando a linguagem de contato improvisação, o grupo cria o espaço para suas discussões sociais com o próprio corpo.

E é com esses 10 anos de história que o Grupo Contato embarca em menos de um mês para a Argentina, para participar do Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos, com a apresentação do espetáculo "O Individuo e o Coletivo e seus Desdobramentos" - Que no fim do ano estréia aqui em São Paulo. 
 
Grupo é coordenado por Tatiana Bichara, Doutorando em Psicologia Social sobre o trabalho que o grupo realiza.

Marcadores: , ,